domingo, 4 de julho de 2010

Código Morse

O código morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse em 1835, criador do telégrafo elétrico (importante meio de comunicação a distância), dispositivo que utiliza correntes elétricas para controlar eletroímans que funcionam para emissão ou recepção de sinais.




Uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos:



pulsos eléctricos transmitidos em um cabo;

ondas mecânicas (perturbações sonoras);

sinais visuais (luzes acendendo e apagando);

ondas eletromagnéticas (sinais de rádio);

Este sistema representa letras, números e sinais de pontuação apenas com uma seqüência de pontos, traços, e espaços.



Portanto, com o desenvolvimento de tecnologias de comunicação mais avançadas, o uso do código morse é agora um pouco obsoleto, embora ainda seja empregado em algumas finalidades específicas, incluindo rádio faróis, e por CW (continous wave-ondas contínuas), operadores de radioamadorismo. Código morse é o único modo de modulação feito para ser facilmente compreendido por humanos sem ajuda de um computador, tornando-o apropriado para mandar dados digitais em canais de voz.



Código morse pode ser transmitida de muitas maneiras: originalmente como pulso elétrico através de uma rede telegráfica, mas também como tom de áudio, como um sinal de rádio com pulsos ou tons curtos e longos, ou como sinal mecânico ou visual (ex: sinal de luz) usando ferramentas como lâmpadas de Aldis e heliógrafos. Porque o código morse é transmitido usando apenas dois estados — ligado e desligado — é uma estranha forma de código digital. O código morse internacional é composto de seis elementos:



1.Sinal curto, ponto ou 'dit' (·)

2.Sinal longo, traço ou 'dah' (-)

3.Intervalo entre caracteres (entre pontos e traços)

4.Intervalo curto (entre letras)

5.Intervalo médio (entre palavras)

6.Intervalo longo (entre frases)

Portanto, o comprimento variável de caracteres do código morse dificulta a adaptação à comunicação automatizada, então foi amplamente substituída por mais formatos regulares, incluindo o Código Baudot e ASCII.



O que se é chamado hoje de código morse difere em parte do que foi originalmente desenvolvido por Morse e seu assistente, Alfred Vail. Em 1948 uma distinção das seqüências do código, incluindo mudanças a onze das letras, foi feita na Alemanha e eventualmente adotada como o padrão mundial como Morse Internacional. A especificação original do código de Morse, muito limitada para o uso nos Estados Unidos, tornou-se conhecida como Railroad ou Código morse Americano, e atualmente é muito raro o seu uso.

Letras




A .- N -.

B -... O ---

C -.-. P .--.

D -.. Q --.-

E . R .-.

F ..-. S ...

G --. T -

H .... U ..-

I .. V ...-

J .--- W .--

K -.- X -..-

L .-.. Y -.--

M -- Z --..



 Números


1 ·----

2 ··---

3 ···--

4 ····-

5 ·····

6 -····

7 --···

8 ---··

9 ----·

0 -----

Pontuações comuns



Ponto [.] ·-·-·-

Vírgula [,] --··--

Interrogação [?] ··--··

Apóstrofo ['] ·----·

Exclamação [!] -·-·--

Barra [/] -··-·

Parênteses [(] -·--·

Parênteses [)] -·--·-

E comercial [&] · ···

Dois pontos [:] ----···

Ponto e vírgula [;] -·-·-·

Igual [=] -···-

Hífen [-] -····-

Linha baixa [_] ··--·-

Aspas ["] ·-··-·

Cifrão [$] ···-··-

Arroba [@] ·--·-·



O "@"(arroba), foi adicionado em 2004, e combina A e C em um caracter.



A "!"(exclamação), não é oficialmente reconhecido em nenhum lugar. A junção de K e W -·-·-- foi proposto no ano de 1980, pela Heathkit Company (um vendedor de conjuntos de equipamentos de radio-amadorismo). Enquanto o programa de computador tradutor de código morse prefere essa versão, o uso "em-ar" não é ainda universal como alguns operadores de rádio canadenses e nos Estados Unidos continuam prefereindo a antiga junção de M e N ---·.

Nenhum comentário:

Postar um comentário