domingo, 2 de maio de 2010

Saudações

No escotismo as Saudaçoes indicam respeito a Deus Pétria e ao Póximo




Aperto de Mão

Diferente do habitual aperto com a mão direita, o escoteiro se cumprimenta com a mão esquerda, devido a uma passagem vivida por Baden-Powell, aonde o chefe de uma tribo indígena estende a mão
esquerda, com o argumento de que para tal ele tem de largar o escudo, depositando toda sua confiança no outro, mesmo que este seja seu adversário






Sinal Escoteiro



Com os dedos médio, indicador e anular unidos, simbolizando os três pilares da Promessa Escoteira ( Deus, Pátria e o Próximo), e o polegar se sobrepondo ao mínimo, indicando a proteção do mais forte para com o mais fraco.

Saudação Escoteira


Em todas as esferas, todos os membros do movimento escoteiro, ao se verem pela primeira vez no dia se saúdam, sendo o primeiro a ver o primeiro a saudar. A saudação também é realizada para cumprimentar autoridades, durante cerimônias de hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. A posição dos dedos, é a do sinal escoteiro, mas ligeiramente de lado a frente da testa.














Pioneirias

Pioneirias


Pioneiria é como se chamam estruturas construídas geralmente de bambu (ou troncos) e sisal com o uso de amarras e nós e com a finalidade de trazer conforto ao acampamento escoteiro além de desenvolver a coordenação motora e a segurança no uso de ferramentas de corte.
As pioneirias são, já que o escotismo é fruto da experiência militar de Robert Baden-Powell, herança das instalações de campo dos sapadores do exército inglês, que tinham como finalidade facilitar o avanço das tropas
O uso de pioneirias facilita em muito a vida em acampamento por serem de extrema utilidade e fácil construção.
Bastam apenas um bom número de hastes firmes e corda para dar vida a pontes, abrigos, fogões suspensos, pórticos, torres e uma infinidade de outras estruturas limitadas apenas pela imaginação e habilidade do escoteiro.



Ferramentas

Recomenda-se o uso de bambu e sisal, naturais e de rápida degradação, na construção de pioneirias evitando assim agressões ao meio ambiente. Para o corte podem ser usadas diversas ferramentas, que geralmente são: facão, machado, serrote e canivete.
As amarras e nós mais frequentemente usados são: volta do fiel, volta da ribeira, amarra quadrada, amarra diagonal, amarra paralela e amarra de tripé





Veja abaixo algumas pioneirias:









Essas são algumas das principais pioneirias em um campo escoteiro. Para terminar a postagem fique com um vídeo do Jamboree mundial escoteiro.